Karate do – caminho para a mente e coração vazios

“O caminho para a mente e o coração vazios”

KARA = VAZIO TE = MÃOS ou “MENTE E CORAÇÃO” DO = CAMINHO

O Karate é uma arte marcial de origem oriental, que utiliza técnicas de golpes com as partes do corpo para defender-se de um adversário. A tradução literal de Karate-Do significa: “o caminho das mãos vazias”.

Filosoficamente, Karate-Do também significa “ O caminho com os olhos e o coração vazios”. O caminho a ser seguido ao estado de plenitude: “vazio” onde o ser humano devasta de seu ego as discriminações, o ódio e o egoísmo, tornando-se um ser iluminado.

“Do mesmo modo que a superfície polimentada de um lago reflete tudo o que está em frente ao mesmo, e que em um vale tranqüilo se perceba o escuso som dos animais, o estudante do karate deve devastar de seu espírito o egoísmo a maldade, fazendo um esforço para raciocinar de um modo apropriado em qualquer eventualidade.” (FUNAKOSHI )

“O Karate-Do é uma Arte Marcial para o desenvolvimento do caráter através do treinamento, para que o karateca possa superar quaisquer obstáculos, palpáveis ou não”. (NAKAYAMA )

“KARATE-DO é o caminho que conduz ao equilíbrio, a harmonia, ao encontro do verdadeiro Eu Interior. Sua disciplina rígida e seus exercícios árduos nos ensinam a nunca desistir, a perseverar além do limite das resistências, expandindo as fronteiras que nos limitam. Ele molda o caráter, pacifica a violência, inibe a agressividade e nos mostra que nossos maiores inimigos estão dentro de nosso coração: nossos apegos, defeitos e imperfeições”.
(AUTOR DESCONHECIDO)