Entre em contato conosco

(16)99756-7494 | (16)3625-0465

Vinicius Figueira, de RP, conquista a prata no Open da Holanda


Com cinco vitórias e uma derrota, carateca que compete por Ribeirão Preto subiu ao pódio na primeira competição de 2015, defendendo o Brasil

O atleta da equipe de caratê de Ribeirão Preto (SME/Total Health/Clínica Collucci/Instituto Ricardo Aguiar) Vinicius Figueira conquistou uma medalha de prata no Open da Holanda, defendendo a Seleção Brasileira. Disputado no final de semana, na cidade de Almere, a competição foi válida pela segunda etapa da Premier League 2015.

Para chegar até a medalha, Figueira venceu atletas das Seleções da Áustria, Ucrânia, Turquia, Azerbaijão e França. Os cinco triunfos colocaram o carateca na final, onde foi vencido pelo marroquino Redouan Kousseksou. A terceira colocação ficou com o francês Steven Dacosta e com o austríaco Thomas Kaserer.

“Foi uma competição muito forte e que apresentou alguns atletas que saíram da base de algumas equipes europeias e estão se destacando na categoria principal. E é esse trabalho que estamos implantando no Brasil, pois assim a renovação será algo natural”, disse o coordenador técnico e treinador da Seleção Brasileira adulta, Ricardo Aguiar.

Além de abrir a temporada com chave de ouro, a prata na categoria Kumite até 67 kg representou o retorno de Figueira aos tatames após a medalha de bronze no Mundial da Alemanha, disputado em Bremen, em novembro.

“Foi bom para ver que o trabalho que estamos fazendo está no caminho certo e me da confiança para disputar a o Qualify para os Jogos Pan-americanos”, afirmou o atleta, se referindo à competição que será realizada em março, na cidade de Toronto, no Canadá. “Foi um campeonato de alto nível e com grandes atletas do continente europeu.”

No Open da Holanda, a Seleção Brasileira ainda conquistou o ouro com Valéria Kumizaki, na categoria Kumite até 55 kg. A prata foi da espanhola Cristina Ferrer Garcia, e o terceiro lugar da turca Tuba Yakan e da ucraniana Zhanna Melnyk. Nicole Mota, que competiu no Kata e estava inscrita no Shiai-Kumite, para atletas até 50 kg, não conseguiu medalha.

“A Valéria, que foi líder do ranking mundial em 2014 e não teve um bom Mundial na Alemanha, está encontrando uma nova fase da sua carreira e venceu muito bem essa competição, já o Vinícius mostra que entrou no seleto grupo de atletas ‘top ten’ mundiais e mostra personalidade se mantendo no pódio”, acrescentou Aguiar.

A terceira etapa da Premier League será disputada nos dias 28 de fevereiro e 1° de março, na cidade de Sharm El Sheikh, no Egito. Antes disso, entre os dias 23 e 28, a Seleção vai se concentrar e fazer treinamentos em Pouso Alegre – MG, visando o Qualify.