História das Faixas
Originalmente, a “faixa” não existia, e sim um pedaço de pano ou fita para que o “kimono” ou roupa ficasse fechado. Com as práticas de lutas e a adesão do kimono como vestimenta, observou-se que algo deveria estar amarrado à cintura mais firme para que durante os movimentos a roupa não se soltasse. Assim, alguns mestres começaram utilizando pedaços de cordas, e como as cordas ficavam sujas quanto mais tempo as usassem, estima-se que daí surgiu a idéia de que a “corda” quanto mais escura (assemelhando-se a cor preta), demonstrava mais experiência dos praticantes. Com o passar dos anos, cada escola de karate determinou uma ordem das cores das faixas com seu significado de acordo com o tempo de treinamento, sendo a preta a cor de faixa de maior nível.

Vou comprar uma faixa, o que devo observar?

CARACTERÍSTICAS
Existem inúmeros tipos, tamanhos e modelos de faixas no mercado para satisfazer todos os gostos dos praticantes. As faixas de maior durabilidade se destacam pela quantidade de costuras contidas e o material utilizado em sua confecção. No caso de faixas pretas existem mais opções do que nas faixas de outras cores.
Supõe-se que as faixas pretas serão utilizadas por muito mais tempo até que seja trocada por outra, assim neste caso essas faixas são mais reforçadas e mais sofisticadas. Algumas faixas pretas são revestidas com seda ou com cetim e com opções de bordados com diferentes tipos de letras. O mais importante é adquirir uma faixa que deixe o aluno ou professor confortável ao usá-la.

APRESENTAÇÃO
Antigamente conservava-se a idéia de que a faixa carregava o espírito do lutador contendo ali toda sua experiência e sua vivência nas lutas e batalhas, portanto acreditava-se que não poderia lavar as faixas utilizadas em treinamentos e aulas, para que esse “espírito” do guerreiro contendo suor e sacrifício não fosse perdido.
Porém sabemos que a higienização de uma faixa é importante na sua manutenção, além do que pode causar cheiro ruim se não for cuidada.

MANUTENÇÃO
A boa manutenção de uma faixa também poderá aumentar a durabilidade dela. Uma faixa de boa qualidade pode durar toda sua vida quando bem cuidada. Se você optar por não lavar sua faixa esporadicamente coloque-a ao sol e em local fresco com bastante ventilação após o seu uso, isso ajudará em sua manutenção. Lembre-se de que hoje em dia, existem modelos de faixas (pretas) que possuem materiais mais sofisticados que minimizam esses incômodos quando o praticante não lava sua faixa.

CUSTOS
Os preços podem variar de acordo com a qualidade e o tipo de tecido. No mercado nacional você poderá encontrar faixas entre 5 até 70 reais, enquanto que as faixas importadas de excelente qualidade podem chegar até 250 reais.

ESCOLHA
Na hora da escolha de sua faixa ou de seu filho (a) lembre-se sempre de que o melhor material deve ser aquele que o deixe confortável ao usar. Diferentes tamanhos são encontrados em lojas esportivas. As faixas não apresentam nenhum encolhimento após o seu uso. Lembre-se também de que é outro investimento que você estará fazendo, levando em consideração o tempo que você permanecerá com tal faixa ou se já é o caso de uma faixa preta, portanto tenha calma pesquisando e, caso necessário, peça ajuda a um profissional da área. Pesquise e escolha a faixa de acordo com suas condições e gosto, e tenha BONS TREINOS!

ALGUMAS MARCAS
Nacionais: MEIKYÔ, SHIROI, VEZO, ZANCHIN, ATAMA, TIGRE entre outras.
Importadas: ADIDAS, TOKAIDO, SHUREIDO, KWON, KAMIKAZE, HIROTA entre outras.