Entre em contato conosco

(16)99756-7494 | (16)3625-0465

Caratê de RP busca medalhas na etapa do Brasil da Premier League


 

Competição será neste final de semana, em Fortaleza; 11 atletas representam o time da cidade

 

A Equipe de Caratê de Ribeirão Preto (SME / Total Health / Clínica Collucci / Instituto Ricardo Aguiar) terá 13 representantes na Seleção Brasileira para a etapa de Fortaleza na Premier League, que será realizada neste final de semana. Além do técnico Ricardo Aguiar, o Brasil terá o auxílio do fisioterapeuta Alexandre Collucci na comissão técnica e de 11 atletas durante os combates.

 

Segundo o treinador, a expectativa, tanto para a Seleção, quanto para os atletas do time ribeirão-pretano é boa, por se tratara de a competição ser no Brasil. Eles estão concentrados no local do campeonato desde domingo, visando uma boa posição no quadro de medalhas, e, sobretudo, já acertando os detalhes finais para a disputa do Mundial, em outubro, na Áustria.

 

“Quase todos os atletas da Seleção Brasileira que vão ao Mundial estão aqui. É uma oportunidade boa de definirmos alguns pontos a serem trabalhados até lá. Vamos usar a etapa da Premier como base de treinamentos e ritmo de luta”, destaca. Da equipe de Ribeirão Preto, Vinícius Figueira (até 67 kg), Milton Menezes (até 75 kg) e Maike Steffen (até 61 kg), estarão na Áustria.

 

Ribeirão forte

Com um dos principais elencos do cenário nacional, a Equipe de Ribeirão Preto chega forte com seus atletas na Seleção Brasileira. Segundo atualização de setembro do ranking mundial, dois dos 11 representantes na etapa da Premier League aparecem na liderança das respectivas categorias.

 

Na sub-21 até 61 kg, Stéphani Trevisan está no topo com 1566 pontos e Vinícius Figueira, no adulto até 67 kg, tem 3511. “A Stéphani vem de uma temporada boa, com medalha no Pan sub-21 e no ano passado foi medalhista de bronze na etapa brasileira da Premier. Ela vem de uma lesão, mas mesmo assim chega forte em Fortaleza. Já o Vinícius vem participando de várias etapas do circuito mundial, competindo muito bem internacionalmente, para chegar num nível altíssimo no mês que vem, na Áustria”, disse Aguiar.

 

O técnico ainda destaca Breno Mateus (até 67 kg), Maike Steffen (até 61 kg) e Milton Menezes (até 75 kg). “São atletas com bom retrospecto na temporada. O Milton vem de uma final do Sul-Americano que o coloca numa condição muito boa internacionalmente. Na semana que vem ele vai para a Premier na Alemanha e segue firme sua preparação para o Mundial, assim como a Maike. Mas, no geral, a comissão técnica vê potencial em todos da Equipe na busca por medalhas em Fortaleza”, explica.

 

 

Só dá Brasil

Apesar de ser uma etapa de um campeonato internacional, que passa por várias cidades do mundo, a competição em Fortaleza reunirá quase 150 atletas brasileiros. Isso se dá pelo fato de o torneio ser aberto a qualquer atleta autorizado pela Confederação Brasileira de Karate (CBK) e que esteja vinculado a algum clube.

 

“Nem todos são atletas da Seleção. Alguns já fizeram parte dela e outros são suplentes das vagas principais. Acho que isso não ajuda, nem atrapalha. Os caratecas que estarão lá são de nível alto e vão brigar de igual para igual com todos. Claro que a gente esperava a presença de mais atletas internacionais, mas o calendário dificultou um pouco, já que na semana passada teve a etapa na Turquia e semana que vem será na Alemanha. Os custos das viagens são altos”, explica o técnico.

 

No caso dos atletas da Equipe de Ribeirão Preto, dos 11, apenas uma não é da Seleção Brasileira: Renata Trevisan, que compete na categoria até 55 kg. Todos os outros estão no time adulto ou na base, com boas participações nos recentes títulos do Pan-Americano e Sul-Americano e, também, no vice-campeonato do Pan sub-21.

 

Veja os atletas da Equipe de Ribeirão que estarão na Premier League

 

Breno Mateus (até 67 kg)

Renata Trevisan (até 55 kg)

Stéphani Trevisan (até 61 kg)

Beatriz Mafra (até 50 kg)

Bianca Mafra (até 68 kg)

Maike Steffen (até 61 kg)

Júlia Kruger (até 50 kg)

Vinícius Figueira (até 67 kg)

Milton Menezes (até 75 kg)

Giovanna Machado (acima de 68 kg)

Rafael Nascimento (até 60 kg)