Entre em contato conosco

(16)99756-7494 | (16)3625-0465

Carateca de RP assume a terceira colocação do Ranking Mundial


 

 

 

 

Vinícius Figueira começa o ano do mundial com o pé direito e sobe uma posição no ranking da WKF

 

 

O carateca Vinícius Figueira, da Equipe de Caratê de Ribeirão Preto (SME/Total Health/Clínica Collucci/Instituto Ricardo Aguiar), assumiu a terceira colocação do Ranking Mundial da WKF, na categoria até 67 kg. A atualização de 25 de janeiro mostra o brasileiro com 2618 pontos, atrás apenas do húngaro Yves Tadissi, com 2695 e do egípcio Magdy Hanafy, que soma 2922.

 

Figueira começa o ano subindo uma posição em relação à 2015, quando fechou a temporada na quarta colocação. No ano passado, o carateca venceu a etapa final da Premier League, no Japão e terminou a competição na terceira colocação geral, depois de uma prata na Holanda e bronze no Brasil.

 

Para o técnico da Seleção Brasileira e da Equipe de Ribeirão Preto, Ricardo Aguiar, essa nova posição no ranking já demonstra que o atleta chegará forte na briga por medalhas no Mundial da Áustria, em outubro. Há dois anos, Figueira foi bronze nesse mesmo campeonato, realizado na Alemanha.

 

“O Vinícius é extremamente focado, comprometido e responsável. Esses três fatores auxiliam muito na condição dele hoje. Sabemos que as lutas são incógnitas, mas ele vem mantendo bons resultados nos últimos anos. A expectativa é muito grande em função disso”, afirma.

 

Ainda segundo Aguiar, essa subida de posição no ranking joga uma pressão natural nos oponentes. “Assim como o Vinícius acompanha os adversários, os adversários o acompanham. No caratê tem muito disso, de o atleta se sentir pressionado pela posição do ranking do outro e ele vai saber usar isso a seu favor. Acredito que agora o Vinícius vai se manter focado em continuar nessa posição, sempre participando de etapas da Premier League, para chegar em alto nível no mundial”, disse o técnico.

 

Subindo

O ano, de fato, começou bem para os atletas da equipe ribeirão-pretana. Logo nos primeiros dias de janeiro, a WKF atualizou o ranking sub-21 na categoria até 61 kg e apontou Stéphani Trevisan como a vice-líder, ao somar 984 pontos, apenas 48 atrás da primeira colocada Ayami Moriguchi, do Japão. Outro que subiu uma posição foi Rafael Nascimento, da sub-21 até 60kg. Em 2015 ele era sexto e agora está na quinta colocação.

 

Quem se manteve foi Arthur Menezes, na categoria até 75kg, sub-21. Ele permanece no sétimo lugar, assim como no ano passado.