Entre em contato conosco

(16)99756-7494 | (16)3625-0465

Caratecas de RP disputam etapa da Premier League na Holanda


 

 

Três atletas da Equipe de Caratê de Ribeirão Preto (SME / Total Health/ Clínica Collucci/Instituto Ricardo Aguiar) e da Seleção Brasileira disputam, neste final de semana, a etapa da Holanda da Premier League. As lutas serão realizadas no sábado, 19, e domingo, 20, em Roterdã e já servem como preparação para dois dos caratecas do time que disputarão o Mundial da Áustria, em outubro.

 

 Vinícius Figueira (até 67kg) e Maike Steffen (até 61kg) garantiram as vagas para a Áustria após terminarem a temporada como líderes do ranking nacional. Na Premier League, encontrarão praticamente os mesmos atletas que vão encontrar no mundial e, assim, farão um treinamento de luxo, contra eles.

 

“É, sem dúvidas uma boa preparação para o Mundial. Os atletas vão para a primeira competição internacional da temporada e podem sentir a falta de ritmo, já que os europeus encerram a temporada. Mas, mesmo assim, a expectativa de medalhas é muito boa”, explica o técnico Ricardo Aguiar, que comanda a Seleção Brasileira e a Equipe de Ribeirão Preto.

 

O outro representante do time da cidade na Holanda é Rafael Nascimento (até 60kg). Ele não vai para o mundial mas, de acordo com o técnico, está em uma boa fase. Será a estreia dele em etapas da Premier.

 

“O Rafael vem muito bem. Fez um excelente mundial sub-21 na Indonésia, mesmo não conseguindo medalha. Ele é novo e tem um perfil de luta internacional bem interessante. Apesar de encontrar uma categoria muito forte na Holanda, acreditamos em uma competição dele”, afirma o técnico.

 

Boa bagagem

Na temporada passada, Figueira foi medalha de prata nessa mesma etapa da Holanda e, com o bronze no Brasil e o ouro no Japão, terminou a Premier League na terceira colocação. No ranking mundial, atualmente, é o terceiro melhor carateca do mundo em sua categoria. Já Maike foi bronze no Japão e conquistou outras medalhas em circuitos internacionais, terminando o ranking nacional na primeira posição.

 

“Esse é um diferencial para eles e nos gera uma expectativa muito boa. O Vinícius e a Maike vão mais tranquilos para participar da etapa pois, para eles, não há novidades. Por serem medalhistas, sabem os caminhos no tatame”, disse Aguiar.

 

Disputa acirrada

As lutas em Roterdã prometem ser acirradas para os atletas de Ribeirão Preto. Na categoria até 60kg, a de Rafael, estão confirmados 58 atletas de 28 países diferentes.

 

Já na de Maike Steffen, até 61kg, serão 44 competidores de 25 nacionalidades. Vinícius Figueira (até 67kg) terá a maior concorrência. Ele encara outros 70 caratecas de 34 lugares diferentes do mundo.

 

Os outros dois atletas da Seleção Brasileira na disputa da etapa da Holanda na Premier League são: Valéria Kumizaki (até 55kg) e Douglas Brose (até 60kg). No ano passado, Valéria foi campeã geral desta competição e atualmente ocupa a segunda colocação no ranking mundial. Já Brose, é o melhor do mundo em sua categoria.