Uma carreira marcada pela alta performance e por resultados. 5o Dan do karate shotokan, perdeu seu professor muito cedo, e desde então, nunca mais parou de se capacitar e buscar conhecimento. Morou no Japão e EUA e esteve em mais de 40 países exclusivamente pelo karate.

Como atleta e posteriormente como técnico, representou e representa as Seleções Paulista e Brasileira há mais de 15 anos conquistando inúmeros títulos e reconhecimento internacional. Hoje, Ricardo está entre os melhores técnicos de karate do mundo com experiência única de ter sido atleta de seleção com inúmeros títulos conquistados e o técnico brasileiro mais com mais títulos no currículo.

Como atleta no individual e por equipes,  foi 07x Campeão Brasileiro; 05x Campeão Sul Americano e 03x Campeão Pan Americano além de Campeão Mundial de Estilo, e 7º Colocado no Mundial da WKF em Munique/Alemanha. Ricardo ainda fez parte da única disputa de medalha por equipes do Brasil na história em Campeonatos Mundiais, ficando com o 4º colocado no Mundial e figurando entre entre os top10 do mundo em sua categoria.

Como técnico das Seleções Paulista e Brasileira de Karate, mantém uma trajetória vitoriosa: 11x Campeão Brasileiro, 05x Campeão Sul Americano, 05x Campeão Pan Americano, 02x Campeão Mundial  e 14 medalhas em etapas de Liga Mundial. Sem contar os títulos conquistados nas categorias de base.

Ricardo Aguiar foi Coordenador Geral da Seleção Brasileira de Karate por 06 anos e atualmente é Técnico da Seleção Brasileira. Foi o primeiro técnico brasileiro no kumite a conquistar certificação Mundial WKF e o técnico mais novo a assumir a Seleção Brasileira principal. Hoje, Ricardo é o técnico com maior número de títulos conquistados que o Brasil já teve em sua história somando ainda 05 medalhas em 05 mundiais.

Combinou sua carreira vencedora com conhecimento adquirido por experiência e na formação em Educação Física e MBA em Gestão de pessoas e Gestão Pública.

Hoje coordena, em seu Instituto, um grupo de profissionais treinados e altamente capacitados para o ensinamento do karate com qualidade e excelência. está sempre atento as novas tendências atuando da formação, desenvolvimento e ao alto rendimento.

Além disso , Ricardo Aguiar foi Secretário de Esportes de Ribeirão Preto por três anos e meio e criteriosamente mencionado como o melhor  secretário de esportes que a cidade de Ribeirão Preto teve em sua história, mediante ao número de títulos oficiais conquistados e atendimentos esportivos realizados em sua gestão; trouxe investimentos e a maior economia para pasta de seu município nunca antes visto.

Fotos